Em fevereiro de 1944 o II/KG 51 , comandado pelo Major Puttfarken, iniciou uma série de missões de patrulhas ostensivas noturnas sobre a Inglaterra. A aeronave utilizada para essas missões era o Messerschmitt Me410 «Vespão» e já era claro à essa altura que se tratava de um avião extraordinário: era rápido, pesadamente armado e realmente uma formidável ave de rapina. Nada indicava que seu projeto evoluíra de um avião que avia se revelado um fracasso gigantesco: o Me210.



Essa versão era armada com dois canhões MG 151/ 20 de 20mm, duas metralhadoras MG 17 de 7,92 mm e duas metralhadoras MG 131 de 13mm montadas em cada lado da fuselagem traseira em módulos rotativos operados eletricamente. Essas metralhadoras montadas na parte traseira do avião eram a mais importante inovação do Me410 - embora já estivessem presentes no Me210. As duas MG 131 eram controladas pelo artilheiro-de-ré do avião através de uma mira Revi e uma empunhadura que continha o gatilho, algo semelhante aos joysticks de hoje. Contudo, esses módulos eram de manutenção muito delicada e não eram tão simples de se operar.




Ao mesmo tempo em que a produção aumentou, um número substancial de variantes entrou em serviço, incluindo o Me 410A-1/U1 , o Me 410A-1/U2 e o Me 410A-1/U4 este último incluindo um canhão BK 5 de 50mm montado sob a fuselagem.


Me410-A3
O Me 410A-1 foi substituído pelo Me 410A-2, caça pesado equipado com dois canhões MK 108 de 30mm, mas também construído em várias outras subvariantes: o Me 410A-2/U2, que era similar ao Me 410A-1/U1; o Me 410 A-2/U2 destinado à caça noturna e equipado com um radar de bordo; o Me 410A-2/U4 (destruidor de bombardeiros e semelhante ao Me 410 A-1/U4) e o último, o Me 410A-3, destinado ao reconhecimento fotográfico e equipado com três câmaras.

As versões Me 410E-1 e Me 410E-2 que eram basicamente idênticas às versões da série «A». Houve, ainda, a versão Me 410E-5, um bombardeiro naval equipado com torpedo que estava em fase de testes quando a guerra acabou. Outra variante de final de guerra era o Me 410E-6, destinado a atuar contra os comboios aliados, construído em pequena quantidade, e que se notabilizava por ser equipado com um radar FuG 200 Hohentwiel e com o pesado armamento composto de dois canhões MG 151/20 de 20mm, dois canhões MK 103 de 30mm e duas metralhadoras MG 131 de 13mm.




ambém existiu um projeto para desenvolver uma versão definitiva de caça noturno, designado Me 410-D, que deveria ser equipado com um radar Liechtenstein C-1 ou SN-2, abafadores de chamas nos escapamentos dos motores, e armado com quatro canhões MK 108 de 30mm e dois canhões MG 151/20 de 20mm nos módulos laterais, bem como outros dois canhões MK 108 disparando verticalmente para cima, um dispositivo chamado (Schräge Musik).



A produção do Messerschmitt Me 410 finalmente cessou em setembro de 1944, depois que 1.160 aviões terem sido construídos e, embora o modelo não tenha atingido o sucesso que dele se esperava, ele tinha sido um gigantesco passo à frente do desastroso Me 210.