Em meados de julho de 2019, batedores do esquadrão de busca de Demyansk, Alexei e Lyudmila Arsentiev, foram à área da vila de Luzhno, distrito de Demyansky, região de Novgorod, para verificar a versão do avião soviético acidentado. O fato é que um morador local, Anatoly Viktorovich Egorov, descobriu pequenos fragmentos de alumínio no campo, semelhantes ao invólucro, e imediatamente informou isso ao destacamento.
Após a chegada na área designada, eles determinaram rapidamente a localização da aeronave e, após 2 dias de escavação pesada, os motores de busca esperavam sucesso. Destroços, hélices e motores de aeronaves foram descobertos e levantados. De acordo com as características, verificou-se que este é um caça soviético MiG-3, lançado em agosto de 1941. Nenhum resíduo piloto foi encontrado.
Com a ajuda do historiador da aviação, membro da equipe de busca em Moscou Vympel Igor Yaroslavovich Mikhaylyuk, a máquina foi identificada pelo número do motor. Aconteceu que o avião lutou no 41º regimento de aviação de caça da 7ª divisão de ar misto da Frente Noroeste. O piloto foi o tenente sênior Alexander Lipilin,
em 26 de setembro de 1941. 6 combatentes soviéticos voaram para atacar as posições alemãs. Acima da linha de frente, um grupo de pesados ataques antiaéreos se encontrou e o avião de Lipilin foi abatido. O piloto ferido foi capaz de deixar o carro em chamas e pousar com sucesso de para-quedas. Depois de alguns dias vagando pela retaguarda alemã e pelos pântanos de Demian, o piloto saiu sozinho. Depois de curado no hospital, Alexander Lipilin voltou à sua unidade e continuou a lutar contra os nazistas.
Em outubro de 1941, por destemor, heroísmo e coragem demonstrados em batalha, o tenente sênior Lipilin foi apresentado ao título de Herói da União Soviética, que foi premiado em fevereiro de 1942.
No momento, os motores de busca continuam trabalhando no levantamento da aeronave.
Após a chegada na área designada, eles determinaram rapidamente a localização da aeronave e, após 2 dias de escavação pesada, os motores de busca esperavam sucesso. Destroços, hélices e motores de aeronaves foram descobertos e levantados. De acordo com as características, verificou-se que este é um caça soviético MiG-3, lançado em agosto de 1941. Nenhum resíduo piloto foi encontrado.
Com a ajuda do historiador da aviação, membro da equipe de busca em Moscou Vympel Igor Yaroslavovich Mikhaylyuk, a máquina foi identificada pelo número do motor. Aconteceu que o avião lutou no 41º regimento de aviação de caça da 7ª divisão de ar misto da Frente Noroeste. O piloto foi o tenente sênior Alexander Lipilin,
em 26 de setembro de 1941. 6 combatentes soviéticos voaram para atacar as posições alemãs. Acima da linha de frente, um grupo de pesados ataques antiaéreos se encontrou e o avião de Lipilin foi abatido. O piloto ferido foi capaz de deixar o carro em chamas e pousar com sucesso de para-quedas. Depois de alguns dias vagando pela retaguarda alemã e pelos pântanos de Demian, o piloto saiu sozinho. Depois de curado no hospital, Alexander Lipilin voltou à sua unidade e continuou a lutar contra os nazistas.
Em outubro de 1941, por destemor, heroísmo e coragem demonstrados em batalha, o tenente sênior Lipilin foi apresentado ao título de Herói da União Soviética, que foi premiado em fevereiro de 1942.
No momento, os motores de busca continuam trabalhando no levantamento da aeronave.
Biografia de Alexander Lipilin
Nascido em 18 de janeiro de 1913 na vila de Rasskazovo, província de Tambov. Depois de se formar nas sete turmas da escola e da escola de aprendiz de fábrica, ele viveu e trabalhou em Sverdlovsk.
Em 1934 - 1938, Alexander Lipilin serviu no Exército Vermelho dos Trabalhadores e Camponeses.
Em 1937, ele se formou na Escola de Aviação Militar de Orenburg, de pilotos e pilotos observadores. Em 1940, Lipilin foi reelaborado para o exército.
Na frente da luta contra os invasores nazistas - de 22 de junho de 1941.
Em outubro de 1941, o tenente sênior Alexander Lipilin era comandante de vôo do 41º regimento aéreo de caças da 7ª divisão de ar misto da Frente Noroeste. Ele fez mais de 112 missões, abatendo de acordo com várias fontes até 9 aeronaves inimigas pessoalmente. Além disso, Alexei Lipilin durante o ataque destruiu mais de 30 veículos e 4 travessias.
Por decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS de 24 de fevereiro de 1942, pelo "desempenho exemplar das missões de comando na frente da batalha contra os invasores alemães e pela coragem e heroísmo demonstrados", o tenente sênior Alexander Lipilin recebeu o título de Herói da União Soviética com a Ordem de Lenin e a medalha de estrela de ouro. "Numerado 677.
Em janeiro de 1942, fez 257 missões, conduziu cerca de 50 batalhas aéreas. Desde 1942, ele serviu em aeronaves de balsa, estava envolvido na transferência de aeronaves para a URSS via Lend-Lease através do Alasca para a Sibéria.
Após a guerra, Alexander Alekseevich Lipilin continuou seu serviço na Força Aérea. Em dezembro de 1949, ele foi nomeado comandante de um regimento aéreo, em dezembro de 1951, vice-comandante de uma divisão de aviação implantada na Polônia e em 1952, comandante dessa divisão.
Em 1954, ele se formou em cursos avançados de treinamento para oficiais, em 1957 - os Cursos Acadêmicos Superiores da Academia Militar do Estado Maior. Em 1961, com o posto de coronel Alexander Alekseevich Lipilin foi transferido para a reserva. Ele viveu em Moscou, trabalhou como engenheiro no Sukhoi Design Bureau.
Alexander Alekseevich Lipilin morreu em 27 de fevereiro de 2003, foi enterrado no cemitério Shirokorechensky de Yekaterinburg.
Prêmios: duas ordens de Lenin, duas ordens da Bandeira Vermelha, duas ordens da Guerra Patriótica de 1º grau, duas ordens da Estrela Vermelha, medalhas "Pela vitória sobre a Alemanha na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945", "Pela defesa de Moscou" e outras.
Em 1934 - 1938, Alexander Lipilin serviu no Exército Vermelho dos Trabalhadores e Camponeses.
Em 1937, ele se formou na Escola de Aviação Militar de Orenburg, de pilotos e pilotos observadores. Em 1940, Lipilin foi reelaborado para o exército.
Na frente da luta contra os invasores nazistas - de 22 de junho de 1941.
Em outubro de 1941, o tenente sênior Alexander Lipilin era comandante de vôo do 41º regimento aéreo de caças da 7ª divisão de ar misto da Frente Noroeste. Ele fez mais de 112 missões, abatendo de acordo com várias fontes até 9 aeronaves inimigas pessoalmente. Além disso, Alexei Lipilin durante o ataque destruiu mais de 30 veículos e 4 travessias.
Por decreto do Presidium do Soviete Supremo da URSS de 24 de fevereiro de 1942, pelo "desempenho exemplar das missões de comando na frente da batalha contra os invasores alemães e pela coragem e heroísmo demonstrados", o tenente sênior Alexander Lipilin recebeu o título de Herói da União Soviética com a Ordem de Lenin e a medalha de estrela de ouro. "Numerado 677.
Em janeiro de 1942, fez 257 missões, conduziu cerca de 50 batalhas aéreas. Desde 1942, ele serviu em aeronaves de balsa, estava envolvido na transferência de aeronaves para a URSS via Lend-Lease através do Alasca para a Sibéria.
Após a guerra, Alexander Alekseevich Lipilin continuou seu serviço na Força Aérea. Em dezembro de 1949, ele foi nomeado comandante de um regimento aéreo, em dezembro de 1951, vice-comandante de uma divisão de aviação implantada na Polônia e em 1952, comandante dessa divisão.
Em 1954, ele se formou em cursos avançados de treinamento para oficiais, em 1957 - os Cursos Acadêmicos Superiores da Academia Militar do Estado Maior. Em 1961, com o posto de coronel Alexander Alekseevich Lipilin foi transferido para a reserva. Ele viveu em Moscou, trabalhou como engenheiro no Sukhoi Design Bureau.
Alexander Alekseevich Lipilin morreu em 27 de fevereiro de 2003, foi enterrado no cemitério Shirokorechensky de Yekaterinburg.
Prêmios: duas ordens de Lenin, duas ordens da Bandeira Vermelha, duas ordens da Guerra Patriótica de 1º grau, duas ordens da Estrela Vermelha, medalhas "Pela vitória sobre a Alemanha na Grande Guerra Patriótica de 1941-1945", "Pela defesa de Moscou" e outras.
Ilustrações
Alexey e Lyudmila Arsentiev. |
Alexander Alekseevich Lipilin, verão de 1941. |
Retrato do trabalho de Pavel Dmitrievich Korin, primavera de 1942. |
Fotografia pós-guerra. |
1960s - 1970s |
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